By

Mitos e verdades sobre abrir uma empresa

Abrir uma empresa não é uma decisão simples. São vários os aspectos que precisam ser pensados, desde a viabilidade financeira, contexto do mercado na área de atuação do negócio, montagem de estrutura etc. Portanto, o planejamento é necessário.

Para ajudar na construção de um plano para abrir a empresa, é importante colocar no papel e analisar prós e contras. O problema é que, muitas vezes, alguns detalhes são difíceis de mensurar. Inclusive, porque as pessoas acabam tendo dúvidas sobre o que é verdade ou o que não é quando ouvimos outros empreendedores falarem sobre suas experiências.

Por isso, neste conteúdo reunimos alguns mitos e verdades sobre abrir uma empresa. Apresentaremos alguns dos pontos mais comentados por quem sonha em começar seu negócio, mas acaba caindo em sensos comuns ou ideias que não correspondem.

Verdades sobre abrir uma empresa

Vamos começar com as verdades. Uma questão que afasta potenciais empreendedores é a ideia de que a burocracia no Brasil é muito grande, o que atrapalha a montagem da empresa. Isso realmente acontece.

São muitos os parâmetros e permissões que precisam ser cumpridos, legalização do negócio, documentação, alvará de funcionamento em determinados casos etc. A comparação do tempo necessário para abrir uma empresa no Brasil, em comparação com países estrangeiros, realmente joga contra quem sonha em ter sua empresa.

Outro ponto muito verdadeiro é a necessidade de criação de um plano de negócios. Tudo precisa, realmente, ser pensado. Abrir um negócio não é, em nenhum momento, algo intuitivo. A ideia inicial, o estalo, pode até ter este fator. Mas na hora de colocar em prática, é necessário muitos cuidados e planos bem feitos. Quem fala isso não está querendo desestimular a ideia, apenas fazer com que ela seja mais factível e sólida.

Existem também verdades, mas que podem contar com algumas flexibilizações. Por exemplo: a importância de investir em um negócio enquanto é jovem, em início de carreira. De fato, costuma ser mais recomendável. Menos responsabilidade com família, menos vícios do meio de atuação, uma mente mais aberta a novidades. Tudo isso acontece.

Por outro lado, não dá para cravar que haja, obrigatoriamente, um limite de idade para abrir uma empresa, isso depende da pessoa. Mas é verdade que os jovens tendem a ter uma visão mais criativa e um contexto pessoal mais favorável.

Mitos

Agora, os mitos. Talvez o primeiro e mais importante aspecto a se negar é a ideia de que, para ser empreendedor, é preciso ter muito dinheiro para investir. Nem sempre é assim. Primeiro, porque dependendo do negócio é possível iniciar sem gastos tão exorbitantes.

Além disso, muitas vezes é possível encontrar sócios e investidores interessados. Dizer que é preciso ser rico apenas desestimula e, no fim, é um mito.

Outro ponto que não se sustenta é dizer que necessariamente a ideia de um negócio precisa ser inteiramente nova, diferente de tudo que o mercado apresenta. Não é bem assim. Claro que entregar um produto exatamente igual a outro já existente e consolidado tende a ser ruim.

Mas é possível adaptar ideias, buscar coisas semelhantes, mas para outro público-alvo. Não é preciso inventar algo 100% novo. É preciso entregar uma solução eficiente, que faça outros se interessarem.

Estes são, portanto, alguns dos mitos e das verdades sobre abrir uma empresa. Conhecendo-os, fica mais fácil ter uma noção sobre a sua situação, percebendo se há mais prós ou contras em investir, além de evitar que mentiras desestimulem alguém no sonho de ter o próprio negócio.

By

Qual a importância da Contabilidade para E-commerce?

Por que a contabilidade é tão importante e qual a importância dela nas finanças de uma e-commerce?

O crescimento de um negócio está ligado à geração de lucros. Porém, somente ela pode fornecer os indicadores para saber se o volume de negócios alcançado cobre todas as despesas.

Embora o princípio básico pareça simples, encontrar uma atividade lucrativa é muito difícil. É preciso adotar uma boa gestão para ter sucesso. E isso também exige uma boa gestão contábil dentro da empresa.

Por outro lado, o papel da contabilidade nesse sucesso é muito importante porque permite que você saiba onde você está. E ajuda a determinar para onde ir. Isso permite que você saiba qual atividade ou ação é mais ou menos lucrativa, se deve continuar, parar ou adaptar as coisas. A contabilidade e finanças fornecem números com clareza sobre a atividade da empresa.

Aqui estão algumas das razões pelas quais a contabilidade é tão importante para uma e-commerce.

A CONTABILIDADE PERMITE UMA MELHOR GESTÃO DA EMPRESA

As informações fornecem indicadores confiáveis ​​sobre a situação financeira da empresa, que criam uma base para a tomada de decisões.

A contabilidade não é apenas saber o que está em débito e crédito, ativos e passivos. Mas é preciso criar planos e tomar decisões críticas para a empresa.

Por outro lado, quanto à evolução do volume de negócios, dá uma ideia das mudanças que marcaram a atividade ou o setor. Por meio da contabilidade, os tomadores de decisão podem obter uma imagem precisa das finanças da empresa. E identificar áreas de maior problema, que podem dificultar a expansão da empresa.

TOMADA DE DECISÃO EM TEMPO REAL

Os tomadores de decisão geralmente preferem ter mais espaço sobre o impacto das compras realizadas.

A contabilidade em tempo real facilita o orçamento e o controle do fluxo de caixa para contornar problemas a tempo. Esta é uma das vantagens cruciais de ter dados contábeis atualizados.

Para ter uma contabilidade atualizada, é importante recorrer a uma plataforma online. O que pode ser consultada a qualquer hora e em qualquer lugar para ter acesso às informações contábeis se necessário.

BOM PLANEJAMENTO DO FUTURO

Manter as contas regularmente e atualizá-las permite um melhor planejamento para o futuro. A contabilidade, por exemplo, fornece indicadores sobre uma atividade. O que ajuda a gerir melhor os estoques e o orçamento voltado aos investimentos. Por fim, uma gestão bem mantida permite que você conheça seus recursos e centros de custo, bem como a melhor forma de gerenciá-los.

UM BOM COMEÇO PARA SEU NEGÓCIO

Na maioria dos casos, as falhas observadas durante a criação de empresas, a má gestão das finanças é o principal fator desse fracasso.

Este é o caso de empresários que se encarregam de suas próprias contas. E que não possuem todos os dados e habilidades necessários para mantê-las e gerenciá-las.

Daí a necessidade de recorrer a uma pessoa que tenha as competências, mas também as ferramentas e a experiência necessárias. Essa escolha permite que o gerente dedique mais tempo aos demais aspectos de seu negócio. Em seguida, cuide mais do crescimento de seu negócio.

Por fim, ao solicitar um contador, este passa a ser um parceiro de confiança. Com quem podemos contar para preservar a saúde financeira da empresa.

ENTÃO, ESSA É A HORA DE USAR A CONTABILIDADE AO SEU FAVOR

Uma das vantagens do e-commerce é que as vendas online estão crescendo mais rápido do que os varejistas ou atacadistas. A diferença é grande: crescimento de 12% para sites e crescimento de 2% para lojas, de acordo com a Federação Nacional do Varejo.

Por outro lado, volume crescente de compras de comércio eletrônico é motivo suficiente para iniciar seu negócio hoje. No entanto, o fator de custo é outro ponto de interesse. Bem como a velocidade de criação.

Você pode começar pequeno, sem se preocupar com a aparência de ser pequeno. Conforme sua empresa cresce, você pode investir de forma mais eficaz com campanhas para direcionar clientes e produtos. Isso ajuda a aumentar sua entrada no mercado em escala global, internacional ou local.

By

Principais características de um empreendedor

Você sempre quis ter seu próprio negócio, mas talvez pensou que é necessário ter vocação para isso? É exatamente esse pensamento que causa um bloqueio nas suas aptidões para empreender.

Essa ideia é muito comum, mas isso não é verdade. Qualquer pessoa pode conduzir negócios e realizar pesquisas, desde que siga as etapas adequadas, ou seja, comprometido em aperfeiçoar as suas qualidades. Quer descobrir as principais características de um empreendedor? Portanto, continue lendo e verifique!

Coragem e perseverança

É preciso muita coragem para lutar contra todos os empecilhos, mas o medo de tentar pode causar a estagnação. Esse medo vai fazer você perder oportunidades incríveis e impedi-lo de alcançar o tão sonhado sucesso na vida.

Além disso, é preciso não apenas coragem para conduzir os negócios, e sim a força de vontade para manter o seu empreendimento. Inicialmente, os empreendedores podem ter dificuldade em realizar várias tarefas.

No entanto, negócios e reputação não podem ser estabelecidos da noite para o dia, e surgirão dificuldades principalmente nas primeiras etapas do empreendimento. Não importa em qual departamento sua empresa está tendo problemas, o mais importante é não se desesperar.

Outra preocupação é investir em coisas que não oferecem muita garantia, principalmente se o país estiver passando por um período de incertezas econômicas. Faça todas as pesquisas necessárias sobre as oscilações do mercado e o panorama geral dos empreendimentos e siga sua intuição.

Quando esses momentos chegarem, sempre pense em resolver com foco em soluções, não em problemas. Considere o tempo e o esforço necessário para construir seu negócio. Em mais momentos críticos, vale a pena investir em profissionais especializados em resolução de crises.

Foco e equilíbrio

Haverá muitos outros problemas acompanhados de altos e baixos nessa jornada do empreendedorismo, e você precisará dizer não a muitos deles para não ficar no meio do caminho.

Sempre pense sobre a meta daqui a dez anos e vise a todos os esforços neste momento da sua vida. O mesmo se aplica à interferência interna e externa da sua empresa.

Nesse sentido, buscar fornecer serviços a todos os tipos de clientes e cobrir todos os campos e profissões não torna você uma referência para sua base de clientes segmentados. Conheça o seu público-alvo e crie as suas próprias estratégias com foco em fornecer-lhes o melhor serviço.

É importante manter o equilíbrio em todos os aspectos de nossas vidas, porque o desequilíbrio em uma área afeta de outros componentes. Por exemplo, se sua vida familiar não está indo bem, todo o estresse pode recair sobre o seu trabalho, você não será capaz de tomar uma decisão clara.

Preste bastante atenção a tudo o que acontece na sua vida. Quando as coisas vão bem e você entra em equilíbrio, melhora a eficiência do trabalho e, finalmente, produz melhores resultados.

Começar a trilhar um caminho empresarial por meio do empreendimento é sempre mais difícil, porque há muito trabalho a fazer, pois os ganhos financeiros não são tão grandiosos no começo, mas acredite que todos os esforços serão recompensados.

Precisa de auxílio para Abrir sua Empresa? Fale com nossa equipe! Será um prazer atender você e tirar todas as suas dúvidas!