By

Abra sua empresa e tire suas ideias do papel

Você pensa todos os dias em ter seu próprio negócio, mas não consegue dar os primeiros passos? Algo te impede de ir adiante e seu sonho vai ficando cada vez mais distante? Fique tranquilo, pois você não é o único.
Vamos discutir maneiras de como tirar sua ideia do papel e transformá-la em realidade.

Para a grande maioria dos empreendedores, criar um plano de negócios é algo difícil, além de ser a parte menos divertida. Mas lembre-se que esta é uma das partes mais importantes e que pode dar a estrutura que você precisa para obter sucesso.

Para facilitar sua vida, você pode começar fazendo alguns rabiscos com ideias básicas do que pretende fazer e com o tempo vá aprimorando e transformando em um planejamento eficiente. Além disso, é uma maneira eficiente de ir organizando as ideias.

1 – Conheça os requisitos para começar

Procure saber quais são as licenças e alvarás necessários para iniciar seu negócio. Caso seja algo no ramo alimentício, saiba que existem licenças e documentos específicos. Por isso é importante saber o que é preciso para não ter prejuízos depois. Cada atividade possui regras específicas e por isso é bom estar bem informado.

2 – Identifique seu público

Evidencie quem é o seu público e quem você pretende atingir com seu produto/serviço. Faça um levantamento de quem serão as pessoas atingidas pelo seu projeto e volte o seu marketing para elas.

3 – Controle de gastos e prazos

Saiba quanto tempo e dinheiro vai ser necessário para conseguir todos os documentos e faça um cronograma. Um planejamento bem feito é imprescindível para organização dos primeiros passos para abertura de uma empresa. Isto vai lhe poupar tempo.

4 – Planejamento financeiro

Mesmo que você tenha pouco dinheiro para investir, o ideal é que você saiba exatamente onde vai gastar cada centavo de seu investimento. Evite gastos desnecessários e lembre-se que este é ponto principal de qualquer negócio.

5 – Qualidade em primeiro lugar

Se você oferecer algo ruim, vai ficar marcado logo no começo e isso vai te fazer perder clientela. Dessa forma, você vai conseguir conquistar cada vez mais clientes e aumentar seu faturamento. Preze pela qualidade e ofereça algo que faça as pessoas se lembrarem de uma boa experiência.

6 – Planeje todas as atividades

Escreva tudo em uma agenda e coloque nela, em ordem cronológica, todas as atividades a serem concluídas. Assim você vai evitar se perder durante o planejamento.

Seguindo os passos corretos você conseguirá alcançar sucesso com seu negócio.

By

Mantenha o crescimento de sua empresa com a Gestão Contábil

Você sabia que o crescimento da sua empresa também pode ser muito prejudicial à ela? Sim, crescimento desenfreado pode ser deveras prejudicial a sua empresa e é algo que precisa muito ser equilibrado por meio da gestão contábil.

Para que o crescimento da sua empresa possa acontecer de forma natural e sem queimar etapas, confira esse artigo que vai trazer dicas para que você não venha fazer do crescimento da sua empresa, uma grande pedra de tropeço.

Precisa ser traçado periodicamente, de preferência de seis em seis meses, e focado nos seguintes pilares: finanças, gestão corporativa, gestão tecnológica e operacional e de mercado. É por meio desses traçados que a empresa possui a noção das suas prioridades.

Tenha visão a longo prazo

É importante que a perspectiva de futuro da sua empresa seja realista e combine com o todo o processo de gestão contábil. Essa visão é conduzida pela empresa dentro de um período determinado de tempo em curto, médio e longo prazo. Com essas visões, a sua empresa vai subindo de patamar gradativamente.

Trace objetivos estratégicos, pois o ideal é que seja feito semestralmente dentro dos pilares: corporativo, financeiro, tecnológico/operacional e mercadológico. Essa balança mantém internamente a informação das prioridades da empresa.
Possua uma planilha de gastos (entradas e saída) de determinado período que, por meio da gestão contábil, servirá de apoio para as perspectivas orçamentárias do ano seguinte. A conclusão do estudo do orçamento auxilia no controle de esforços da empresa de como e com o que investir prioritariamente. O que há em falta e o que há em excesso, gerando controle na gestão contábil.

Licencie seu produto e de forma bastante efetiva e barata para que você promova a expansão da sua empresa. O licenciamento aponta-se como algo avesso ao sistema de franquia (o que não quer dizer que o sistema de franquia não valha a pena, mas a licença do seu produto posiciona-se como alternativa, caso esse não seja o seu desejo ou você não encontre empresários para franquear).
O sistema de licenciamento é bastante recomendado por especialistas financeiros, que entendem que essa ação é importante quando se tem uma empresa já consolidada.

Por fim, citamos algo que é fundamental nos dias atuais, a presença no mundo digital. Você pode expandir o seu negócio, sem precisar abrir franquias ou criar filiais, mas, sim, expandindo o seu negócio dentro do universo e-commerce, disponibilizando os seus produtos e serviços através da internet.

O mundo da internet é muito vasto para que você se mantenha apenas dentro de um contexto corporativo.